Festas

LadyBug

O tema da festa dos 7 anos foi a Ladybug. Como é habitual, já estava escolhido há muito tempo.

Foi mais uma festa sem leite. Tentei reduzir a quantidade de coisas que levei para o lanche para não sobrar tanto. Mesmo assim sobrou imenso.

Este ano não tive tempo de tirar grandes fotos, mas dá para ter uma ideia.

Para o lanche tinha:

As lembranças para os amigos foram chocolates Moo Free com rótulos do tema da festa.

O bolo foi da AnaCrisCake.

Já fui informada de que para o ano há mais 🙂


Halloween

Este foi o segundo ano que fizemos a nossa abóbora turquesa para o Halloween. Para quem tiver curiosidade, pode ler sobre o Teal Pumpkin project aqui.

O ano passado foi feita depois do halloween porque não encontrava a tinta da cor que queria. Este ano, como já tinha a tinta guardada, foi só comprar uma abóbora jeitosa e pôr mãos à obra.

Claro que a abóbora não foi usada para colocar à porta de casa para sinalizar as alergias alimentares, até porque o “Trick or Treat” não faz parte das nossas tradições. Alguns grupos de pessoas já se organizam para fazer estas brincadeiras, mas daí até haver inclusão de quem tem restrições alimentares vai uma distância grande.

Fizemos a abóbora pela atividade em si, e por ser mais uma forma de relembrar à Sara que existem muitas outras crianças como ela, e que estes projetos existem para sensibilizar as outras pessoas para a existência das alergias alimentares.

Claro que, para a Sara a abóbora deveria levar umas seis ou sete camadas de tinta, para poder ficar o dia todo a pintar 🙂


Heidi

Já passaram duas semanas.

A Sara fez 6 anos e convidou todos os seus amigos para a festa da Heidi.

Não é um tema muito comum, por isso os preparativos começaram cedo, para tentar arranjar as lembranças e alguns elementos de decoração. Ficou uma mesa cheia de cor.

Foi mais uma festa sem leite, mas pela primeira vez com ovo. Fiz quase tudo igual ao ano passado, mas com duas novidades: as espetadas de fruta e os bolinhos de leite caseiros, com leite de aveia (obrigada tia M.), para ter mais algumas opções e não serem só doces.

Para o lanche tinha:

  • Bolos de leite com fiambre (sem leite)
  • Chocolates Moo Free
  • Gomas vegan
  • Biscoitos sharkies Gullon
  • Espetadas de frutas
  • Cupcakes de laranja e cenoura
  • Batata frita
  • Salame de chocolate
  • Biscoitos caseiros
  • Bolo de aniversário
  • Sumos e água

Claro que sobrou imensa comida.

Acabei o dia exausta, mas a Sara estava feliz. Era o mais importante.


A minha rainha

A minha coroa de aniversário está pronta desde sábado.

“A mamã é a minha rainha e a coroa tem de ser feita com tempo!”

Quem tem uma Sara tem tudo.


Feliz Natal

Para além das decorações, das luzes, dos jantares com família e amigos e das prendas, os dias de Natal são sempre muito nostálgicos.

Memórias, lembranças, saudades do que já passou e de ter menos preocupações.

Natal de 2012

Desejamos um Feliz Natal a todos os que nos seguem, com muita saúde, que é o mais importante.

Esta altura do ano pode ser uma verdadeira dor de cabeça para quem tem crianças com alergias. Muitas festas, muitas refeições feitas fora de casa.

Não facilitem. Preparem tudo em casa com calma, levem marmita e medicação SOS para todos os lugares. Depois tenham quatro ou cinco olhos bem abertos, visão raio x, o que for necessário para prevenir situações indesejadas. Há sempre uma alminha que se lembra de oferecer um pai natal de chocolate.

Com as devidas precauções, é possível passar o Natal sem problemas.

Feliz Natal a todos!


Calendário do Advento

Pensava que este ano não ia conseguir, mas já temos o nosso calendário do avento da Moo Free.

Chegou no dia 3, e tivemos de comer os bombons dos dias 1, 2 e 3 todos de uma vez para recuperar o atraso. Um sacrifício…

Obrigada Inês.

moo-free-advent-calendar-hi-res

 


Cupcakes de laranja e cenoura (sem leite, sem ovo, sem soja)

Sempre chegou a receita dos cupcakes/bolo de cenoura e laranja que costumo fazer nos aniversários da Sara.

Desculpem a demora.

cupcakescenoura

Ingredientes

2 cenouras

sumo de 2/3 laranjas (1 chávena)

3 chávenas de farinha de trigo

1,5 chávenas de açúcar

1 colher de sopa de fermento

1/4 chávena de óleo vegetal ou margarina sem leite

Misturar a farinha, açúcar e fermento num recipiente. Depois triturar as cenouras e misturá-las com o sumo de laranja e o óleo/margarina no liquidificador. Juntar aos ingredientes secos e mexer tudo muito bem.

Levar ao forno pré-aquecido a 180º. O bolo coze em 35/40 minutos. Se forem cupcakes pode levar um pouco menos.

bololaranja

Este foi o bolo do ano passado.

A receita dá para servir cerca de 16 cupcakes.


A primeira festa com os amigos

Como prometido, um pequeno resumo do aniversário da Sara.

Este ano foi a primeira vez que convidámos todos os colegas da escola para a festa de aniversário. Claro que não era possível fazer em casa, por isso comecei a fazer pesquisa  uns meses antes, para encontrar o local ideal.

É aqui que muitas mamãs pensam: o local ideal é aquele com uma decoração fantástica, muitos jogos, animação, pinturas faciais, música, insufláveis, palhaços sem piada nenhuma, magia, fogo de artifício, máquina de algodão doce, máquina de pipocas, zumba for kids, spa e outras excentricidades que agora não me recordo.

Ironicamente, as mães dos alérgicos acabam por ter uma visão simples das coisas. O local é ideal é aquele que tem um pacote de festas sem lanche incluído, que nos permita levar tudo de casa. Ponto. Não vamos pagar um lanche só para os convidados, e o aniversariante não come nada. Assim, a escolha do local torna-se bem mais fácil.

Escolhi o Madeira Magic. Além do que referi acima, também disponibiliza muito espaço para brincadeiras, jogos e insufláveis.

Agora o que as mamãs querem saber. O que levei para o lanche? E qual foi o tema da festa?

Em primeiro lugar, foi a primeira festa que fiz para um número considerável de crianças. Tive de pensar em quantidades fora do habitual. Depois tinha mais 2 crianças com alergias na festa, o que também influenciou as minhas escolhas. A Sara não é alérgica a frutos secos, mas um dos amigos sim, por isso alguns salgadinhos foram logo excluídos do menu inicial.

Gostava de ter tido oportunidade de testar receitas novas, mas não consegui. Mas comprei alguns industrializados novos para experimentar, de modo a ter mais variedade na mesa.

O tema foi Frozen Fever, e o bolo foi inspirado na curta metragem e nos vestidos das bonecas.

Quanto às opções para o lanche, desta vez consegui tirar fotos a tempo. Deixo aqui a lista:

Cupcakes de laranja e cenoura 

Salame de chocolate

Biscoitos caseiros

Biscoitos Gúllon (Angry Birds e chocolate)

– Batata frita (Lays Gourmet)

– Gomas biológicas

– Pipocas simples (sem corantes)

Bombons de chocolate Moo Free

– Gelatinas de morango

– Sumos e águas

O bolo de aniversário era de laranja e chocolate, recheio de chocolate. As lembranças para os amigos foram as bolachinhas decoradas.

Simples. Tudo sem leite, sem ovo, sem frutos secos. Tirando a batata, não havia mais fritos nem salgados. Para quem deu pela falta do pão de forma e dos pãezinhos de leite, eu optei por não me preocupar com o que os outros costumam comer, e decidi não colocar nada que tivesse leite e colocasse em risco quem estava à minha responsabilidade.

IMG_2062

IMG_2063

IMG_2060

Bolo e bolachas decoradas – AnaCrisCake Cake Designer

IMG_2017

IMG_2019

IMG_2022

IMG_2024

IMG_2025

IMG_1843

De tudo o que fiz em casa, não sobrou nada. Devem ter gostado.


O casamento da Bia

Com algum atraso, mas não podia deixar de relatar um pouco deste dia.

Na última semana antes da cerimónia, a Sara já contava as noites que faltavam. Era o vestido, a grinalda de flores, o bouquet…

Chegados à casa da noiva, a Sara saiu-se com uma daquelas: Mamã, a Bia é que é a noiva?

Portou-se muito bem e correu tudo às mil maravilhas.

Tenho de fazer um agradecimento especial à minha querida amiga Bia e à sua mamã, que desde o início se preocuparam com a Sara, e muitos meses antes me perguntaram como é que seria o jantar dela no dia da festa, e o que poderiam ter para lhe oferecer. Até as lembranças do casamento para as crianças foram feitas a pensar na Sara. Muito obrigada mesmo!

Esqueci-me de dizer que, além de contar os dias que faltavam para o casamento, também estivemos uma semana inteirinha a ensaiar a coreografia da macarena. Quando chegámos ao hotel, antes de começarmos a jantar, já ela queria dançar…

Dançámos muito as duas. Nunca ficou cansada. E no final disse: “isto é que foi uma festa!”

20150926_154831

IMG_1569

Bolachas: AnaCrisCake Cake Design


Festa da Família 2015

Ontem fomos à festa da Família organizada pelo infantário da Sara.

Foi novamente na quinta Magnólia, e o espaço estava repleto de atividades para pequenos e graúdos. Jogos, pinturas, magia, momentos musicais, fotografias, etc.

Este tipo de eventos conta sempre com um mega lanche partilhado. “Lanche partilhado” é daquelas expressões que as mães dos alérgicos dispensam ouvir. São duas palavrinhas que não combinam, ficam muito mal juntas e causam sempre mal estar quando lidas num convite qualquer…

Felizmente este lanche foi feito com a contribuição de todos os pais, por isso as coisas que levamos para partilhar também serviam para a Sara. E depois de fazer uma ronda pelas mesas todas até encontrei várias coisas que ela podia comer. Não sei quem fez as espetadas de fruta, mas foi uma excelente ideia. Comeu bolachas, fruta, pão e sumo.

20150523_171512

No final da festa, os meninos e meninas das salas de jardim de infância cantaram várias canções que tinham ensaiado muito bem.

Deixo-vos a canção que mais ouvi em casa nas últimas semanas.


Artigos Posteriores »

Deixe uma resposta