Faz hoje precisamente um ano que foi lançado o blog O Diário da Sara.
Faço um balanço muito positivo deste primeiro ano de partilha de experiências e conhecimentos adquiridos nos últimos quatro anos, desde que a Sara foi diagnosticada com APLV.
Quando planeei este projeto tão pessoal, tinha em mente vários objetivos. Uns a curto prazo, outros a médio e longo prazo. Fui hoje rever o que tinha escrito durante a fase de concepção do blog. Sim, este projeto foi especificado e documentado, senão seria um daqueles “em casa de ferreiro, espeto de pau”.
Considero que já atingi vários dos objetivos a que me propus, nomeadamente:
- Divulgação do tema das alergias alimentares;
- Criar um histórico de experiências ao longo dos anos;
- Facilitar a interação com outras mães e interessados em geral;
- Ultrapassar a barreira da distância com outras vivências semelhantes.
Há quase quatro anos atrás, eu também estava no lugar da mãe que não sabe nada sobre alergias alimentares, não sabia o que fazer em muitas situações, o que podia e não podia comprar, cuidados a ter, etc. Com a agravante de estar num meio pequeno, uma ilha, onde o desconhecimento do tema é quase total, à excepção dos profissionais de saúde e pessoas que lidam com os mesmos problemas.
Hoje recebo mensagens e comentários de várias mães que estão agora nessa mesma posição, e o que eu tento fazer é ajudar. O que eu partilho é a minha experiência pessoal. São dicas e conselhos sobre o que fazer em determinadas situações que, regra geral, são problemáticas para os alérgicos. E a forma como estruturei os conteúdos foi baseada no tipo de dúvidas e questões que fui recolhendo ao longo do tempo.
Sou formada em engenharia, vivo numa ilha pequena, não tenho centenas de amigos a fazer “Gosto” na minha página de facebook, nem amigos “conhecidos” a partilhar o meu blog.
Vamos continuar o nosso caminho, agradeço a todos os que nos seguem desde o primeiro dia. Já estou a trabalhar para partilhar convosco algumas novidades na rentrée depois do verão.
PS: Deixo algumas ideias de bolos alusivos ao dia de hoje. Se alguém quiser oferecer, é só pedir a morada 🙂
Tudo sem leite e sem ovo, claro.