A festa da Xana Toc Toc!
Este ano comemorámos o terceiro aniversário da Sara. Um dia muito desejado por várias razões.
Ela queria uma festa da Xana Toc Toc, já falava nisso desde o ano passado e eu queria muito fazer-lhe a vontade. Este ano ela merecia tudo e mais alguma coisa!
Eu tinha algumas ideias em mente no início do ano, mas depois ela adoeceu, esteve internada e estivemos um mês longe de casa. Voltámos duas semanas antes do aniversário dela e eu sem cabeça para pensar em nada.
O prazo era razoável para aqueles temas da Disney, para os quais encontra-se de tudo nas lojas de artigos para festa. Mas da Xana Toc Toc não existe absolutamente nada! Era preciso puxar pela cabeça e tentar concretizar o melhor possível. Rapidamente fiz a minha lista de tarefas e planeei tudo o que tinha a fazer (ser gestora de projetos ajuda nestes momentos).
Comecei pela encomenda do bolo. Novamente contei com a ajuda da Ana Cris Cake, que fez um bolo lindo de morrer sem alergénios. Era de laranja e chocolate, recheio de doce de laranja.
A decoração…
A única coisa que comprei foram os balões rosa e verde, já os trouxe de Lisboa para ganhar tempo. Fiz um poster grande com uma imagem da Xana e “Parabéns Sara” , sabia que ela ia adorar.
A festa tinha de ter obrigatoriamente os amigos Toc Toc, por isso lembrei-me de fazer as carinhas para colocar nos cupcakes. Ficou super fofo! Também coloquei nos biscoitinhos que estavam nas lembranças para os primos.
O requisito mais que obrigatório era a mala cor de rosa da Xana. Tive a ideia de colocar a mala rosa com as lembrancinhas das crianças lá dentro. Mas onde é que eu ia arranjar uma mala cor de rosa??? Ainda procurei alguma coisa que fosse adaptável, mas não encontrei. Foi mesmo feito de raiz. Levou uma semana a ficar pronta. Mas ficou uma bela réplica!
A comida…
Mais uma vez assumi o compromisso de fazer e comprar coisas que a Sara pudesse comer. Quando ainda estávamos em Lisboa, encontrei duas variedades de biscoitos sem leite, ovo e soja que a Sara adorou. Comprei duas caixas para trazer na mala, já a pensar no aniversário. Aqui comprei coisas básicas como pipocas, batata frita, azeitonas…
Fiz os cupcakes de chocolate, um bolo de cenoura e gelatina para as crianças.
Para os mais crescidos pensei nuns petiscos com rolo de carne e lombo de porco assado, que a Sara também comeu, mas só no dia seguinte.
O mais importante de tudo é que a Sara ficou radiante com tudo o que preparámos e adorou o seu dia de anos.
Primeira festa sem leite
Quando a Sara fez 2 anos, a festinha já foi muito diferente. Menos pessoas e em casa.
Meses antes já tinha começado a planear o que podia experimentar fazer. Já tinha reunido muitas receitas, testado vários bolos, e já sentia segurança para fazer várias coisas no mesmo dia e para oferecer às visitas.
O meu compromisso para aquele dia foi: tudo o que era doce e tudo o que estava na mesa do bolo de aniversário seria feito por mim, para que a Sara pudesse provar e comer de tudo.
O tema da festa já estava escolhido há muito tempo: a Minnie!
Comecei por pensar no bolo de aniversário, e recorri novamente à AnaCris Cake, que já tinha feito o bolo do primeiro aniversário, mas desta vez falei-lhe nas alergias e na possibilidade de fazer um bolo sem os alergénios. Sem problema! A Ana Cristina, além de ser uma querida, teve uma situação semelhante com um familiar e já tinha feito vários bolos sem leite e sem ovo.
Nestas coisas, o mais importante é sentir confiança, afinal a Sara nunca tinha comido bolo feito fora de casa. Mas eu senti essa confiança e correu tudo pelo melhor.
Fiz bolo de laranja, cupcakes de baunilha, biscoitos de baunilha com e sem gotas de chocolate. As receitas que usei são todas de um blog que adoro – A Cozinha de João, criado por outra mãe, a Letícia, que tem um filho com várias alergias em comum com a Sara.
Deixo aqui algumas fotografias, não deu tempo para tirar de tudo.
Festa fora de casa - 1º Aniversário e Batismo
Quando começámos a imaginar o primeiro aniversário da Sara, decidimos que iríamos batizá-la no mesmo dia. Foi num domingo de Páscoa, nunca nos vamos esquecer.
Depois quando chegou a altura de fazer a lista de convidados, vi que juntando família e amigos, nunca seria possível fazer a festa em casa.
Comecei a pensar que eu só tinha meia dúzia de receitas que ainda não tinha testado. Tinha apenas começado a fazer as minhas pesquisas, a descobrir alguns blogs e grupos nas redes sociais. Não tinha condições para fazer tudo sozinha. Por outro lado, a Sara só tinha 12 meses, ainda não comia bolo nem doces, nem pedia nada a outras pessoas. Cheguei à conclusão que podia fazer a festa fora, que seria necessário fazer alguns alertas aos convidados, mas que teríamos tudo sob controlo.
E assim foi. Comecei a planear o espaço, os convites, a decoração e o bolo.
Esta foi uma festa com buffet de restaurante, não foi uma festa sem alergénios. Levei o almoço e o lanche da Sara e tudo correu normalmente.
O tema da festa foi o Uki, o desenho animado preferido da Sara quando era bébé.
Deixo aqui alguns bonitos apontamentos da festa.
Bolo confecionado por AnaCrisCake Bolos Decorados
Decoração da festa elaborada por CS Flowers Design
KIT de Festas
Se há coisa que é super normal para as mães dos alérgicos, é levar comida para todo o lado, para todo o tipo de festas, convívios e eventos sociais.
Como as pessoas reagem a isso, já é outra conversa. Há quem não repare, há quem diga “coitadinha, não pode comer mais nada”, e há até quem se ofenda.
Mas a verdade é que o perigo está sempre presente nessas ocasiões, onde há acesso ilimitado a comida, onde as crianças muitas vezes estão rodeadas de pessoas em quem confiam, e que com um simples gesto que julgam ser inofensivo, podem causar uma reação grave que vai acabar numa ida ao serviço de urgência.
Há sempre aquelas pessoas mais queridas, que compram um pãozinho que ela pode comer e as bolachas, mas isso é só uma pequena parte. Se nos convidam para um almoço ou jantar, os alérgicos também têm de almoçar e jantar. E por mais que digam que a comida só levou isto e aquilo, não vale a pena arriscar com a contaminação de utensílios, e com a presença de vestígios dos alergénios.
Por causa disto e muito mais, levamos sempre o nosso Kit de festas!
Por exemplo, se for uma festa de aniversário com jantar, levamos o seguinte:
– termo ou caixa hermética com jantar
– sobremesa (levo sempre uma peça de fruta)
– sumo
– bolacha, biscoitos ou outro doce preferido
– bolo para comer na hora do bolo de aniversário
Podemos sempre levar mais ou menos coisas, depende do tempo que vamos ficar fora. Este é o kit básico.
















